Welcome!

Olá! Sejam todos bem-vindos ao meu espaço literário. Aqui você encontrará a maior parte de minhas obras.
Fiquem à vontade, para ler, comentar, divulgar, etc.
Um forte abraço!

"Poesias d'alma e do coração, que só pela alma e pelo coração devem ser julgadas." (Gonçalves de Magalhães)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Em Devaneios, Uma Sinfonia...



Em devaneios me faço à uma sinfonia
Em trágicos acordes
Que me perco em melancolia
Em cello’s, o terror
Adagio suspiro, minha inspiração
Meu horror...

Allegretto, meu desespero
Em que me perco ao suspense
Ao gemer da viola
A harpa que chora,
Ao trágico Presto sem alcançe

Aos devaneios...
Que anseios!
Se fazem o canto
Vosso tenor...
Que nesta arte,
Mostras a emoção,
O teu amor

Ao ouvir do canto lírico
Minha saudade
Que bate sem pena...

Meus suspiros poéticos
Que ante esta sinfonia
Formam de tamanha poesia
Tais Maestosos, simples versos ...

(Daniel Martins)


*Imagem extraída do filme "O Segredo de Beethoven"

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Aquela Amizade

Quando conversamos, existe algo muito além em nossos olhares e em nossos lábios do que apenas assuntos. Existe uma vontade inexplicável, incomparável e incompreensível, para quem observa de fora, e só é entendida quando nos beijamos. É nesse momento que eu viajo, que eu durmo acordado, que eu grito de alegria por dentro, que eu queimo, que esqueço o mundo. É o momento que eu fecho os olhos para a vida. Se tudo fosse tão fácil, eu ficaria com você para sempre, viveria a cada uma hora esse momento, demonstraria da mais emocionante forma o que eu sinto de verdade, algo que vai além disso que acontece “sem querer”.
Viver assim, amando de certa forma quem não deveríamos amar, é interessante, é uma aventura. Mas que faz brotar muitas lágrimas, quando paramos para pensar, depois de tudo que passou, de todo dia, pensar que talvez não vai acontecer de novo, pelo fato de ser algo escondido, algo que para a outra pessoa aconteceu e acontece, apenas por acontecer, como “algo do momento”. Mas que para você, foi o seu sonho se realizando.
Ta certo, eu sei, é só uma paixão adolescente. Mas e dai? Adolescente não sente?
Então, após acompanha-la até certo ponto do caminho de casa, sorrindo junto à ela, e fingindo estar adorando essa aventura, vou embora em lágrimas por pensar que não posso ter ela para mim todos os dias, por pensar que talvez seja o último desses momento com ela, por pensar que talvez a partir de hoje ela passe a amar seu namorado. E finalmente por pensar que somos apenas amigos.
Daniel Martins

sábado, 21 de janeiro de 2012

Inspiração... (?)

Por que estou sem inspiração? Tem algo bloqueando minha mente. É o nada. Não estou pensando em nada. Talvez este seja o problema. A muito tempo não amo, não choro, não fico triste e não sorrio. A muito tempo não sinto. Mas quem precisa de sentimentos para escrever? Simples, eu preciso. Não consigo sentir. É algo horrível, como se esse sentimento, estive se batendo desesperadamente para sair. Não sinto nada, somente a dor das batidas desse sentimento no meu coração.
Por que isso comigo? Justo eu, que necessito escrever, me libertar...
O que me causou esse vazio? Sempre sorri, sempre estudei, sempre senti. Ajudei meus amigos, enxuguei muitas lágrimas dos outros, presenciei momentos de alegrias. Dediquei a vida para alguém.
Refletindo sobre tudo isso, me veio algo a mente, será a inspiração para um novo poema ou crônica? Ou os sentimentos voltaram a existir? Quem dera. Foi apenas a agonia ao lembrar que me esqueci de viver. É, esqueci de viver a minha vida. De pensar meus pensamentos. E chorar minhas dores.
Preciso nada mais do que viver, na solidão que nescessito para escrever. No meu quarto escuro, à noite olhando para as estrelas, sentado na mesinha com pilhas de livros ao redor e de frente para a janela, sentindo o ar, escutando o silêncio da noite, e olhando para a foto do Poe no meu guarda-roupa marfim. Isto basta.
Então volto a me inspirar na minha rotina solitária, atirado na cama olhando para o teto, com lágrimas nos olhos e um sorriso no rosto.

Daniel Martins


sábado, 14 de janeiro de 2012

O Que Te Toca...

Te faz sentir sem saber
O sentimento frio que te ama
Vive ao sangue beber
E negar, a voz ao longe que te chama

Te toca sem sentir
O amor sem repartir
Que me parte em melancolia
Sobre os versos, minha triste poesia.

Tua delicadeza
Que sente a paixão ardente, incontrolável
Tocar o vinho dos teus lábios
Tua lânguida pele, meus arrepios, tua frieza

O que te ama
Triste, te toca ao longe, te deseja
Do fogo apaixonado na cama
Nos meus braços esquecidos
As noites de sonhos, já te tens acordada
À vida feliz, ao drama.

Daniel Martins

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Vida Desespero

Desespero que ama
Que ama o medo
Com amor sombrio
Que escurece o sorrizo feliz
Que sorri para a morte
Que mata o sopro da vida
E que vai vivendo o desespero
De quem amor – sorriu –
Que se foi, a chorar
Sem avisar...
Que partiu.

Daniel Martins

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Frase do dia

"Para colher lágrimas, semeie amor!!" (Friedrich Von Schiller)

Quadro: Vista de Arles, Pomar em Flor


Vista de Arles, Pomar em Flor - por Vincent van Gogh

The Christians Goth's


Bom, como todos sabem sou cristão (não religioso), amo a Deus acima de tudo, acima de qualquer ser humano, acima de qualquer religião, acima de qualquer autoridade e acima de mim mesmo e da minha vida. E sou admirador da sub-cultura gótica, assim como na literatura, na música, no cinema, na arte, enfim. Isto está sendo alvo de crítica, não só para mim, mas à todos que admiriram e/ou seguem igual à eu esta cultura. Jesus Cristo diz, em 1 Samuel 16.7: "Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração." Deus não quer tua aparência, ele quer teu coração livre do mau, livre de pecados, um coração puro perante Ele. Não importa os meus gostos, portanto que isso não atrapalhe a minha comunhão com o Pai, o Filho e o Espirito Santo. Não ligue se te criticarem, se zombarem da tua fé.
Um pai ama seu filho de qualquer modo, por mais péssima pessoa que ele seja: se ladrão, bandido, drogado, o amor de pai continua o mesmo, pode haver um abalo nesse amor, mas ele continua ali, amando seu filho, muitas vezes descepcionado, mas amando. E é assim o amor de Deus, Ele é nosso pai, quem nos criou, e por mais rudes, rebeldes e pecadores que sejamos com Ele, está sempre disposto à nos amar e perdoar, basta pedirmos perdão. Deus é bom, e não ruim, como muitos dizem por ai. Ele nos dá livre-arbítrio para escolhermos o que queremos para nossa vida. Diz a bíblia "Tudo vos é lícito, mas nem tudo vos convém". Está na nossa mão escolher que caminho seguir.
A sub-cultura gótica, não prende ninguém à uma religião, muito menos força alguém a acreditar em algo. Religião ou crença, é algo particular de cada um, que varia conforme seus conceitos à respeito. Você é livre para crer no que quiser, ninguém tem o direito de dizer o que você deve seguir, vestir, acreditar, aceitar, entre outras.
A cena se ridiculariza por certos "góticos" que se dizem "ateus" e a rotularizam indevidamente como algum tipo de "seita satânica", fazendo então os que seguem a cultura, passarem ao olhos da sociedade, por falsos cristãos, por ateístas, mazoquistas, satânicos e etc.
O segredo é você viver e ter consciência de sua vivência na terra.
Deus te ama e te aceita como você é, indiferente de crença, estilo ou religião.
Daniel Martins


Então é isso, em outra postagem estarei falando um pouco mais à respeito deste assunto. Não deixem de dar sua opinião ou crítica sobre o mesmo. Um forte abraço.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Frase do dia

"Quando eu era jovem, pensava que o dinheiro era a coisa mais importante do mundo. Hoje, tenho certeza." (Oscar Wilde)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Catedral de Notre-Dame de Paris




A Catedral de Notre-Dame de Paris, é uma das mais antigas catedrais francesas do estilo gótico. Com sua construção iniciada em 1163, é dedicada a Maria, mãe de Jesus (Notre-Dame=Nossa senhora). Citua-se numa pequena ilha ilha de Paris e é rodeade pelas águas do Rio Sena.
A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual.
A arquitectura gótica é um instrumento poderoso no seio de uma sociedade que vê, no início do século XI, a vida urbana transformar-se a um ritmo acelerado.
Esta é uma das mais belas catedrais góticas que ja vi. Sua grande valorização veio atravéz da literatura na obra de Victor Hugo, O Corcunda de Notre-Dame, que conta a história de Quasimodo, no qual se apaixona impossivelmente pela cigana Esmeralda. Victor Hugo concluiu sua obra em 1831, e foi graças a seus personagens que resurge o interesse popular pela caderal, pela sua arquitetura gótica e afins. Inicia-se então um movimento nacional pela reforma e preservação da catedral, que viria a ser executada entre 1845 e 1865, liderada pelo grande gênio, o arquiteto Eugène Emmanuel Viollet-le-Duc.
Esta catedral tem muita história durante seu longo tempo de existência. Foi na Notre Dame onde ocorreu a beatificação de Joana d’Arc, em 1909. E no parvis de Notre Dame, em 26 de agosto de 1944, é celebrada a missa pela libertação da cidade da tirania nazista, bem como é realizada a missa de corpo presente pelo falecimento do comandante geral da França durante os anos de resistência, o General de Gaulle, provas definitivas que não existe outro ponto na cidade com tanto prestígio e que represente de tanto a alma de Paris e da França. da França.
Pode-se dizer que a própria nação está simbolizada neste monumento com 130 metros de comprimento, 48 metros de largura, 35 metros de altura, pilares com 5 metros de diâmetro e sinos de 13 toneladas.
Esta belíssima catedral é um dos principais pontos turísticos de Paris. Aos turistas é possivel observar as esculturas da Galeria dos Reis, ainda em sua fachada externa. Também o tesouro, onde estão guardados vários itens sagrados, inclusive um relicário destinado a guardar a cruz de Jesus Cristo. Cada uma das capelas e esculturas, cada detalhe de suas rosáceas de vidro colorido e seus portais, ou suas incontáveis Gárgulas, monstros encarapitados nas torres da catedral.

Contém também vários sinos que compõe, nos quais denominados: Angelique-Françoise, Antoi­­nette-Charlotte, Hyacin­­the-Jeanne, Denise-David (na torre do norte) e o Bourdon Emmanuel (na torre do sul). Já houve mais sinos mas com a Revolução Francesa, muitos foram derretidos para a fabricação de canhões. O principal é o Bourdon Emmanuel e também o mais antigo. Seu balado só ocorre em eventos de grande importância, como visitas do papa, comemorações e funerais presidenciais. Desde a sua instalação, em 1681, o Bourdon Emma­nuel tocou apenas 84 vezes. Os sinos da torre norte, instalados desde 1856, badalam a cada 15 minutos ou em eventos históricos, como no fim da Primeira Guerra Mundial ou na libertação de Paris em 1944. Mais recentemente, tocaram em honra às vítimas do atentado de 11 de setembro. Em 2012 estes sinos serão derretidos e substituídos por nove novos sinos e isto ocorrerá porque os mesmo perderam o tom devido ao desgaste do cobre.
















































































































































































Adaptado por Daniel Martins.

Lágrimas de Honesta Piedade e Imortal Contentamento

(Luís Vaz de Camões)

Amor, que o gesto humano na alma escreve,
Vivas faíscas me mostrou um dia,
Donde um puro cristal se derretia
Por entre vivas rosas a alva neve.

A vista, que em si mesma não se atreve,
Por se certificar do que ali via,
Foi convertida em fonte, que fazia
A dor ao sofrimento doce e leve.

Jura Amor, que brandura de vontade
Causa o primeiro efeito; o pensamento
Endoidece, se cuida que é verdade.

Olhai como Amor gera, em um momento,
De lágrimas de honesta piedade
Lágrimas de imortal contentamento.

Frase do dia

"Os grandes espíritos sempre encontraram fortes oposições de mentes medíocres." (Albert Einstein)

domingo, 8 de janeiro de 2012

O Que Te Faz O Obscuro

O que te beija os lábios
De sangue gélido
Que corre tuas veias
As transpassa
De bela tristeza tua face se traça

Tua sombra
Que alimenta o vulto
Do morcego que te adora
Dança sem hora
À meia-noite dos teus pesadelos.

O que te atrai no escuro
A paixão dos anjos proibida?
Tua pele que de branca fascina
Teu pescoço que nele te suspira.

Teu olhar negro
Que apaga as flores
Que um dia enfeitaram tua vida
E curaram teu corte
Hoje mortas
Enfeitam teu túmulo, tua morte.

Noite te traga
Num apaixonar de olhares
Que te envolve sem explicar
O obscuro que te faz tua paixão
O que te faz o obscuro
(sem explicação)


Daniel Martins

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Quadro, Estúdio de Ludwigh van Beethoven


Estúdio de Beethoven, por - J.N. Hoechle.

128 anos de Santiago

E aí pessoal. Ontem, dia o4 de janeiro, a cidade de Santiago completou 128 anos de idade e cultura. Então, fiz um poema (sem planos, simplesmente aconteceu), e resolvi postá-lo como forma de homenagem à cidade que amo. Eis aí:



Santiago...


Que de ti nasce as flores
Que crescem aos amores
Das métricas por ti amado
A terra que ama
Os poetas apaixonados...

Feliz na cultura que as letras embriagam
A culta terra que no céu se olha o azul
Que aplaude seus cantos na melodia
E sente os rimares das poesias
Que fazem as mentes que lêem
E os ouvidos que ouvem
Voar, sem limites a extasia

Coração que chora a perda do amor
Que ama tristes olhares com calor...

Que tem fome do Conhecimento
Que faz nascer o Saber...

Educadora de Poetas,
Renasce o novo poema
No amor e céu inspirado
Nasce o coração da alma
Minha grande Santiago

Daniel Martins


*(Igreja Matriz)












(Estação Férrea)*













*(Rua dos Poetas)


Link











Fotos por Márcio Brasil, retiradas de seu blog, Visões de Santiago, no dia 05/01/2012.